O Palco é a Rua – Investigando Políticas Culturais


Por Theia Produtores Associados em 08/jun/2023

“O Palco é a Rua – Investigando Políticas Culturais” é uma pesquisa sobre músicos de rua e a política pública de cultura da Cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco. Neste novo trabalho, um documentário e um texto trazem reflexões sobre conceitos de política cultural historicamente aplicados no Brasil e no Recife ao lado de falas de diversos atores sociais: músicos dos espaços populares, pesquisadores, professores, representantes do legislativo pernambucano, do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife e do Conselho de Música de Pernambuco. Todos esses personagens compõem ricas percepções sobre a música como uma linguagem de vivência da cidade e sobre como nossa política pública cultural precisa estar atenta às perspectivas simbólicas e profissionais que tais artistas ativam em cooperação e redes de participação.

O documentário “O Palco é a Rua – Investigando Políticas Culturais” (Dir. Guilherme Patriota e Laura Sousa, 2023, 45’41”) pode ser conferido no link presente nesta publicação ou diretamente no YouTube do O Palco é a Rua e da Theia Produtores Associados, com tradução/interpretação em LIBRAS para pessoas surdas ou com deficiências auditivas. Aprofundando a discussão, o texto homônimo, de caráter sociológico analítico, também de autoria de Laura Sousa e Guilherme Patriota, pode ser solicitado em formato PDF pelo e-mail theiaprodutores@gmail.com e pelas redes @opalcoearua e @theiaprodutores e encontra-se no final desta publicação e pode ser baixado por você mesmo(a).

Todo o conteúdo seguirá disponível gratuitamente para estudantes, artistas, pesquisadores, educadores e interessados em geral. Assim, procuramos contribuir, também, com o objetivo de levantar e discutir possíveis estratégias de inserção de musicistas que atuam nas ruas nas ações/pautas democráticas e participativas incorporadas na institucionalização da política cultural empreendida no Recife. Pretendemos, portanto, entender como a lógica do nosso sistema público de cultura enxerga, ou ignora, a presença da atividade musical espontânea nas ruas, transportes e outros territórios coletivos, considerando os fortes indícios de que tal prática artística é invisibilizada pelas metas e programas de reconhecimento e incentivo cultural no âmbito municipal específico.

Realização: Theia Produtores Associados

Pesquisa, direção, produção, roteiro e textos: Laura Sousa e Guilherme Patriota

Audiovisual: Theia Produtores Associados e Bliv Filmes

Identidade visual: Adeildo Leite

Acessibilidade: Centrae Acessibilidade

Administração e contabilidade: Duocont Contabilidade

Incentivo: Fundo de Incentivo à Cultura – Sistema de Incentivo à Cultura da Cidade do Recife (SIC).


Incentivo